Por que a sua empresa precisa de um TMS?

Agilidade e eficiência estão entre as principais vantagens de utilizar a ferramenta

O gerenciamento do transporte de cargas pode ser um grande desafio tanto para empresas com frota própria como para aquelas que terceirizam esse tipo de serviço. Fazer com que o cliente receba o seu produto de forma rápida e segura é tão importante quanto garantir qualidade e bom atendimento. Por isso, a tecnologia se apresenta como uma aliada para otimizar operações e reduzir custos. E quando o assunto é gestão de frotas, um TMS é uma excelente solução. Quer saber mais sobre como esse tipo de sistema pode ser útil para a sua empresa? Continue lendo este artigo!

O que é um TMS?

O TMS (Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transporte) é uma ferramenta utilizada na gestão logística para promover a integração de todos os processos da área. Por meio de funcionalidades como planejamento de rotas, multimodalidade, gestão de frotas e controle de fretes, essa ferramenta possibilita que a empresa administre e otimize suas operações logística de maneira eficiente. 

Funcionalidades e benefícios

Para ser bem executado, o processo logístico exige um controle rigoroso. O TMS se destaca por proporcionar esse controle em todas as etapas da operação, evitando falhas e gastos desnecessários. Veja quais são as principais funcionalidades que um bom sistema de gestão de transporte deve oferecer: 

Processos unificados – com um TMS, é possível acompanhar a frota, emitir documentos e conferir o faturamento da empresa em um só lugar. A integração reduz a incidência de erros e acelera a tomada de decisão por dispor de dados importantes em tempo real e de forma organizada. 

Acompanhamento de custos – ao definir os preços de transporte, o sistema ajuda a avaliar se o valor recebido pelo frete é suficiente para cobrir os gastos do transporte e ainda dar lucro. 

Manutenção da frota – o software avisa quando os caminhões precisam passar por vistoria e manutenções como alinhamento, balanceamento e calibragem dos pneus. 

Monitoramento – com o acompanhamento de todas as etapas, é possível identificar e reduzir desperdício de tempo e recursos. Um bom exemplo é o uso de sensores que identificam quando as portas dos caminhões estão abertas ou fechadas, permitindo avaliar o tempo de carga e descarga, além de paradas e pausas de descanso. 

Controle operacional – permite o planejamento de rotas, fazendo integração de roteirizadores, essencial para as cargas fracionadas, além da análise de fretes e do rastreamento de cargas.

Gestão de fretes – o sistema deve proporcionar o controle de tabelas de fretes, a liberação de recebimentos e pagamentos, a conferência da documentação e a realização de simulações de frete, visando alternativas de prazo de entrega, custos e trechos percorridos. 

Por que sua empresa precisa de um TMS?

Em um futuro próximo, entregas em menos de 24 horas terão um apelo cada vez maior junto aos consumidores, o que demandará ainda mais agilidade e assertividade no setor logístico. O embarcador precisa encontrar formas para distribuir a sua carga no menor tempo e com o menor custo possível. Dessa forma, o aumento da eficiência operacional é o principal motivo para que uma empresa adquira um TMS. Independente do porte ou da área de atuação, todas as organizações que precisam transportar mercadorias prezam pela satisfação do cliente e pela otimização de custos de frete. Por isso, o TMS é um item indispensável para evitar erros e tornar a operação mais fluída.  

O investimento em tecnologia deixa de ser um diferencial para se tornar necessidade básica para companhias que querem se destacar em um mercado tão competitivo. Empresas que apresentaram um rápido crescimento podem encontrar no TMS a solução para garantir a organização das entregas mesmo com o aumento da quantidade repentina de fretes. O sistema de gestão permite o compartilhamento de informações essenciais para coordenar a execução de tarefas de diferentes setores que interagem com a área logística. Outra vantagem é a possibilidade de acompanhar o processo de entregas das mercadorias e monitorar as viagens, prevenindo atrasos e garantindo a satisfação do consumidor, o que reduz falhas que podem, inclusive, impactar no setor financeiro, como a perda de mercadorias. 

MSTI L&OP

Como vimos, o TMS é uma ferramenta essencial para as empresas embarcadoras por trazer eficiência e produtividade às operações, impulsionar os negócios e oferecer melhor serviço aos clientes. Com mais de 15 anos de experiência na área, a MSTI oferece uma solução completa, funcional e intuitiva: o MTSI – L&OP (Logistcs and Operations).  Utilizado por grandes multinacionais, esse TMS disponibiliza a gestão completa de logística e frete para embarcadores, proporcionando grande otimização operacional e resultando em redução significativa de custos com frete. Quer saber mais sobre o MTSI – L&OP? Clique aqui e visite a página do produto!